Páginas

sábado, 3 de abril de 2010

Leitura

Isso sim é algo essencial, com certeza está no topo da lista de coisas que se precisa fazer para escrever bem, afinal que de outra maneira poderemos saber como colocar expressões, ou como estruturar nossas histórias sem modelos?

Agora a pergunta que não me deixa calar é quais são os melhores livros para se ler, afinal tem livros de todo o tipo, generos, maneiras escritas, tudo bem variado.

Porém deve haver alguns livros melhores que outros, no quesito de uso de vocabulário.

Pensando assim decidi analizar muitos livros, e percebi que os livros mais famosos de hoje em dia não tem lá uma grandeza de vocabulário. A literatura juvenil utiliza sempre de palavras mais simples e cotidianas e sendo assim não aumentam muito o vocabulário de seu leitor.

Inclusive os livros estrangeiros, já que na tradução muitas vezes simplificam muitas palavras que deveriam ser mais... Difíceis.

Talvez ler um livro mais antigo, pegar obras do romantismo e realismo, que são tem uma linguagem menos classica e histórias bem interessantes. Com toda certeza com leituras dessas iremos aprender formas novas de usar palavras e palavras novas também.

Pois de que adianta ler mil livros, se nenhum deles aumenta o seu lexico? Nos dias de hoje a cultura esta tão 'fora de moda' que chega a ser impressionante.

Devemos lembrar também que no Brasil existem ótimos escritores, com histórias muitas vezes melhores que as dos americanos, ingleses... 

Os escritores da nova geração deviam se lembrar que para ser um escritor tem de ler obras de outros escritores, e porque ler coisas do exterior se seu livro será lançado no Brasil?

E nada melhor do que melhorar a escrita no nosso portugues, do que ler livros escritos por aqui, que já tem a nossa cara e costumes.

Por isso saia da cultura de massa (as modinhas) e procure estar por dentro da cultura erudita também (as coisas mais cult).


Nenhum comentário:

Postar um comentário