Páginas

sábado, 24 de abril de 2010

Fanfics

De uma coisa todos sabemos, ao começar a escrevê-las nunca mais paramos.

As fanfics mostram um novo mundo cheio de possibilidades, onde nossa imaginação pode voar livre por espaços cada vez mais criativos.

Nos permitem ler, ver personagens de outro modo, as vezes aquele personagem que você odiava passa a ser seu favorito por causa de algumas fics.Assim como aquele seu personagem favorito pode passar a ser o mais odiado.

As fanfics mostram diferentes pontos de vistas, opiniões, mundos e possibilidades, não podemos negar que muitas vezes algumas forçam a barra, mas também há aquelas das quais nos apaixonamos perdidamente, aquelas que não conseguimos parar de ler até acabarem.

Ao começar a escrever um novo mundo se abre em nossa mente e sabemos que ao postar e receber ao tão amados comentário e reviews mais pessoas entraram nesse novo mundo.

Grandes amigos são feitos, pois aposto que todo escritor já fez amizade com um leitor,assim como todo leitor já fez amizade com seu escritos de fic favorito.

Uma coisa é certa; as fanfics não tem limites, não importa se elas se passem no espaço, universos paralelos, ou até mesmo no inferno, o único limite é a imaginação de quem escreve.

Fanfics são uma paixão, um hobby, uma diversão e cultura, elas nos fazem ler mais, escrever mais e melhor, ser mais sociáveis e ver as coisas de diferentes pontos de vista.

Passamos a compreender os vilões, ver que os mocinhos não são tão completamente bonzinhos, que os personagens secundários são importantes, que os detalhes fazem falta e que personalidades precisam ser exploradas.

Uma das melhores coisas que já inventaram foram as fanfictions e com certeza esse é um conceito que deveria ser muito difundido.

sábado, 3 de abril de 2010

Leitura

Isso sim é algo essencial, com certeza está no topo da lista de coisas que se precisa fazer para escrever bem, afinal que de outra maneira poderemos saber como colocar expressões, ou como estruturar nossas histórias sem modelos?

Agora a pergunta que não me deixa calar é quais são os melhores livros para se ler, afinal tem livros de todo o tipo, generos, maneiras escritas, tudo bem variado.

Porém deve haver alguns livros melhores que outros, no quesito de uso de vocabulário.

Pensando assim decidi analizar muitos livros, e percebi que os livros mais famosos de hoje em dia não tem lá uma grandeza de vocabulário. A literatura juvenil utiliza sempre de palavras mais simples e cotidianas e sendo assim não aumentam muito o vocabulário de seu leitor.

Inclusive os livros estrangeiros, já que na tradução muitas vezes simplificam muitas palavras que deveriam ser mais... Difíceis.

Talvez ler um livro mais antigo, pegar obras do romantismo e realismo, que são tem uma linguagem menos classica e histórias bem interessantes. Com toda certeza com leituras dessas iremos aprender formas novas de usar palavras e palavras novas também.

Pois de que adianta ler mil livros, se nenhum deles aumenta o seu lexico? Nos dias de hoje a cultura esta tão 'fora de moda' que chega a ser impressionante.

Devemos lembrar também que no Brasil existem ótimos escritores, com histórias muitas vezes melhores que as dos americanos, ingleses... 

Os escritores da nova geração deviam se lembrar que para ser um escritor tem de ler obras de outros escritores, e porque ler coisas do exterior se seu livro será lançado no Brasil?

E nada melhor do que melhorar a escrita no nosso portugues, do que ler livros escritos por aqui, que já tem a nossa cara e costumes.

Por isso saia da cultura de massa (as modinhas) e procure estar por dentro da cultura erudita também (as coisas mais cult).


sexta-feira, 2 de abril de 2010

Sono, amigo ou inimigo?

Acho que todo escritor já reparou que as melhores idéias aparecem antes de dormir, e que quando elas chegam o sono que estava o matando parece desaparecer.

Mas será que, o sono é um amigo ou um inimigo?

É um amigo das grandes idéias, devo admitir, pelo menos para mim, quanto mais sono mais ideias relativamente doidas eu tenho, parece até coisa de sonho, acho que deve até ser por estarmos meio dormindo meio acordados, muitas dessas ideias são quase que coisas surreais como sonhos.

Assim como alguns sonhos dão ótimas histórias.

Mas o problema desses surtos é que quando os temos é quase impossível resistir a tentação de pegar o caderno e começar a escrever. e quando começamos a escrever para parar é bem dificil.

E ficar escrevendo até altas horas pode ser um grande problemas, tudo bem que de vez em quando nem é tão difícil, mas e se isso se tornar algo diário?

Se você tem de acordar cedo, com toda certeza dormir altas horas da matina não gera resultados bons. Cai e muito a produtividade e você vai ficar com muito, mas muito sono na manhã seguinte ao surto.

Uma dica para quem sofre de 'caindo de sono pós surto criativo no meio da noite' é fazer simplesmente um resumão, ou um amontoado de tópicos com o que acontece nessa história, assim você termina bem mais cedo e no dia seguinte terá um guia para escrever essa grande ideia.

BEM VINDOS

Com isto estarei abrindo este blog.

Não sei bem ao certo o caminho que ele terá, mas tenho certeza de uma coisa: Irá falar sobre a paixão de escrever.

Pois no papel tudo pode acontecer, não é verdade?

Romances, aventurar, comédias, dramas, tragédias, com um lápis, uma folha de papel e muita imaginação, qualquer coisa pode acontecer.

Também falarei e muito sobre as fanfics, já que nos dias de hoje esse é o melhor modo de estimular os jovens a escrever e, principalmente, ler.

Então sejam bem vindos a este Blog, espero que vocês gostem do que eu tenho a falar.